08/06/2008

Estou na etapa de estar sentando e rolando!!!!!! Que legal!!!!!

Leiam a matéria tirada do site "gerber.com.br", vejam a seguir:

Sentando e engatinhando


Estas são duas etapas importantes da vida do bebê, em que ele adquire mais controle sobre seu corpo e começa a se movimentar pela casa.
Em algum momento dos primeiros seis meses, seu filho vai aprender a rolar. Acontece de repente: um belo dia, ele se vira de bruços sozinho e desvira. E logo ele verá que pode fazer muito mais - às vezes surpreendendo os pais. Deitado de bruços, ele levanta a cabeça e os ombros, sacode as pernas e se equilibra sobre a barriga.
Entre os sete e oito meses, ele vai se sentar. A estrutura do quadril do bebê só está firme em torno dos sete meses, por isso, a princípio, ele precisará de apoio. Quando você perceber que seu neném já tem algum controle sobre o corpo, coloque-o sentado com almofadas em volta para sustentá-lo. Com o tempo, ele vai se sentar sozinho. Quando o bebê aprende a se equilibrar sentado, ele abre as pernas e se inclina para a frente. Agora ele tem as mãos livres para explorar o mundo à sua volta. Livros para bebês, caixas e qualquer coisa com a qual ele possa fazer barulho vão fazer a alegria de seu filho.
Depois de sentar, a criança descobre novas maneiras de se locomover. Chega então a hora de engatinhar, o que ocorre geralmente a partir dos nove meses. Para o bebê, andar de gatinhas é divertido. É normal se ele não usar as duas pernas igualmente, ora arrastando o joelho de uma, ora o pé da outra. Lembre-se que algumas crianças nem engatinham, e passam direto para o próximo passo - andar.
Agora seu filho tem mais controle sobre os movimentos. É necessário ter muito cuidado mesmo antes dele aprender a rolar. Nunca deixe o bebê sozinho num lugar alto, mesmo que seja uma cama. Quando ele já engatinha, preste atenção ao ambiente e não deixe nenhum tipo de objeto perigoso ao alcance das mãos do pequeno. Também é importante dar limites ao bebê que engatinha, porque ele é curioso e vai querer mexer em tudo (incluindo tomadas e outras coisas perigosas). É a hora de introduzir a palavra "não!" ao seu vocabulário.
Como o bebê já se locomove, novos horizontes se abrem para ele. Seu filho ganhou um pouquinho de independência e agora pode ser apresentado a uma série de novas atividades.
O bebê que senta ou engatinha tem uma visão muito melhor do que está a sua volta, e pode interagir com outras pessoas mais facilmente. Agora ele já pega, sacode, bate e joga longe seus brinquedos. E a partir do momento que for capaz de engatinhar, você vai passar boa parte do seu tempo correndo atrás dele e impondo limites, enquanto ele se movimenta, feliz.
Durante esse período - dos seis meses a um ano, aproximadamente - seu bebê também vai aprender a se comunicar melhor. Alguns dos sons que ele faz vão começar a fazer sentido, portanto, preste atenção ao que ele está tentando te dizer.
Dicas rápidas

Nenhum comentário: