08/06/2008




Vínculo sempre



Seja mamãe cedo ou tardiamente, os pais desenvolvem uma ligação especial com o seu bebê. Veja o que dizem os especialistas:
O vínculo dos pais com seus filhos é o mais forte de todos os laços humanos e fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do bebê. Essa ligação é a principal fonte para os relacionamentos futuros da criança e é assim que ela desenvolve um sentido de si mesma.
O processo de formação do vínculo mãe-filho é complexo e contínuo. Ele pode estar associado a mecanismos sensoriais, hormonais, fisiológicos, imunológicos e comportamentais que vinculam a mãe ao seu bebê.
A qualidade do vínculo entre a mamãe e o bebê depende da sensibilidade da mulher, que, juntamente com o papai, proporciona um ambiente facilitador para o desenvolvimento do filho.
As experiências vividas pelos pais na infância deles interferem na formação do vínculo com a criança. À medida que cuidam do bebê, os pais também aprendem mais sobre si mesmos.
Atuações positivas voltadas para o reforço do vínculo são sempre importantes para contribuir para uma relação mais sólida e feliz entre pais e filhos.



Fonte: Livro Vínculo Mãe/Filho, de Fernando José de Nóbreba (Editora Revinter).

Um comentário:

Rose disse...

Adorei as fotos novas da Esther, ela tá linda de viver, sete meses de pura alegria e saúde!!!Parabéns pra mamãe e pra essa fofurinah da tia!!Bjos.