14/05/2009

Esther inicia a sua nova fase - largar as fraldas

Ensinando o bebê a largar a fralda

As fraldas acompanham os primeiros anos de vida do bebê. Por não saber controlar os músculos que regulam a saída de cocô e xixi, a criança precisa do auxílio da fralda durante todo o dia - e principalmente durante a noite. Mas esta situação não pode durar para sempre, não é mesmo? Pouco a pouco, o nenê começa a perceber que é capaz de controlar certas funções do organismo - entre elas, a do esfíncter. Cabe aos pais manter a atenção e ficar de olho neste amadurecimento do pequenino. Pois é exatamente neste período que eles devem começar a ensinar ao bebê a abandonar as fraldas, introduzindo informações sobre o penico e o vaso sanitário, sempre sem deixar transparecer qualquer tom de obrigação e cobrança. Mas é aí que os pais se perguntam: "Normalmente, qual é a idade em que criança pode começar a receber ensinamentos para largar de vez a fralda?"

Cada criança tem o seu "tempo". Respeite-o!

Assim como cada criança tem suas próprias características físicas e personalidade individual, é natural que cada uma tenha um ritmo diferente de desenvolvimento e amadurecimento. Sendo assim, o que costuma valer para algumas mamães, não deve ser levado em conta por outras. Enquanto um bebê pode mostrar um certo controle sobre o ato de fazer cocô e xixi por volta dos 18 meses, por exemplo, outro pode demorar mais. Isso é perfeitamente normal, e deve ser respeitado pelos pais. Ao ensinar a criança a usar o banheiro ou o penico, os pais devem ter em mente que o mais importante é tratar o assunto de forma natural, sem demonstrar irritação ou impaciência.

Eu sou o penico. Muito prazer!

Normalmente depois dos dois anos, e principalmente depois que seu filho começar a dar sinais de que pode controlar os músculos de seu corpo - como por exemplo avisar que fez cocô -, você deve "apresentar" o penico ou o vaso sanitário a ele. Explique para o que eles servem, mas sem a preocupação de querer que ele use-os de imediato. Se optar pelo uso do vaso sanitário, não esqueça de que é importante comprar um assento que se adapte à estrutura física da criança. Assim, ela vai se sentir confortável e segura. Coloque a criança sentada em um dos objetos, com roupa mesmo, apenas para que ela veja como é. Se quiser, você também pode encenar o movimento, sentando-se e mostrando como é fácil.

O passo seguinte

Depois deste verdadeiro "ritual de iniciação", sugira a seu bebê uma ida ao banheiro (o ideal é que você repare nos horários em que ele costumava sujar a fralda), sempre acompanhando-o. Espere no máximo 10 minutos, sempre tentando não deixá-lo impaciente. Caso não aconteça nada, não fique nervoso. É natural e faz parte do aprendizado. Deixe-o voltar aos afazeres e brincadeiras cotidianos, mas repita a tentativa mais tarde. Passo a passo, ida a ida ao banheiro, você notará a evolução de seu pequeno. Quando ele conseguir avisar que quer ir ao banheiro antes que as fraldas apontem para isso, dê os parabéns a ele. Do contrário, não o xingue ou repreenda. Transformar a ida ao banheiro em uma obrigação só vai piorar o desenvolvimento da criança. E esta deve ser uma fase gostosa e saudável, não é mesmo? Em caso de dúvidas, converse com seu pediatra. Ele é a pessoa indicada para responder todas as suas perguntas.

(Fonte: Johnson & Johnson)


Veja como fazer seu filho largar as fraldas

da Folha Online

O processo de retirar as fraldas não é fácil. É preciso que a criança esteja pronta para isto, o que acontece só por volta dos dois anos. Também é necessário estar atento aos sinais que mostram que seu filho está preparado, como o fato de ele já perceber quando está com vontade de fazer xixi ou cocô.
Divulgação

Guia traz passo a passo do desenvolvimento dos filhos

O livro "Seu Filho de 2 a 3 anos", da "Série Johnson's Saúde e Carinho", da Publifolha, mostra como fazer a retirada das fraldas e explica quais são os principais sinais de que o pequeno está pronto para isso.

Leia abaixo trecho do livro sobre a retirada das fraldas.

RETIRADA DAS FRALDAS

A retirada das fraldas só será possível quando seu filho conseguir controlar os músculos do ânus e da bexiga, que, em geral, amadurecem entre os 18 e os 36 meses.
Por isso, recomenda-se iniciar o processo quando ele já tiver mais de dois anos.
A escolha do momento certo
Não se pode treinar uma criança para retirar as fraldas até que ela esteja preparada fisicamente. Porém, assim que ela mostrar sinais de que é capaz (em termos de desenvolvimento) e revelar vontade emocional, aí o processo é bem rápido.
Convém deixar o troninho ou o peniquinho visível e disponível no banheiro durante alguns meses antes do início formal do treinamento, a fim de permitir que seu filho se acostume a se sentar nele e até, ocasionalmente, utilize-o com êxito, o que é um bom começo.
Além do controle muscular necessário, seu filho pode estar mostrando sinais de outras aptidões:
Está começando a tirar as calças sem a sua ajuda? Seria bom levar a criança junto para participar da escolha de roupas de baixo, na hora de comprá-las.
Seu filho é capaz de sentar e levantar do peniquinho?
Ele sabe quando está com vontade e consegue dizer para você?
Tudo isso deixará as coisas mais fáceis, quando chegar a hora. No passado, para escapar da trabalhosa lavagem das fraldas de pano, o treino para o banheiro começava muito mais cedo e pressupunha muito tempo dedicado a sentar no penico para esperar as coisas acontecerem. Até dava certo, mas dependia mais de os pais oferecerem o penico no momento certo do que da capacidade que as crianças tinham de controlar a bexiga e os intestinos. Estudos mostram que muitas crianças que iniciaram o treino para o banheiro antes dos 18 meses não completaram esse processo antes dos quatro anos, enquanto as que começaram por volta dos dois anos estavam totalmente adaptadas antes dos três.
Preste atenção nos sinais de que seu filho está preparado para ficar sem fraldas:
Ele já viu você usando o vaso sanitário?
Quando está de fralda, ele percebe que está com vontade de fazer xixi ou cocô, e diz para você?
Ele se senta no peniquinho e tenta usá-lo, antes do banho da tarde, por exemplo?
Quando houver indícios de que seu filho já percebe o que precisará fazer assim que tirar as fraldas, você pode pensar no próximo passo. Evite um momento em que a criança esteja enfrentando outras alterações na vida, como mudar de casa, ter um irmãozinho novo ou alguma outra adaptação em andamento. Será mais fácil para ela, e para você, se não houver outras pressões a enfrentar.
Medidas práticas

O peniquinho deve ter assento confortável e, para os meninos, uma proteção contra respingos mais alta na frente. Você também terá de ajudar seu filho a entender que o pênis precisa estar voltado para dentro do troninho para dar certo. É comum o menino se sentar sem verificar e perceber que o xixi está caindo fora, o que o deixa encabulado.
Quando seu filho estiver preparado, explique-lhe que sem as fraldas ele vai ter de usar o peniquinho. Como as fraldas modernas evitam a sensação de umidade, talvez só depois que se livrar das fraldas é que ele vai realmente fazer a ligação entre a vontade de fazer xixi e a sensação de urinar.
Ao substituir as fraldas por calcinhas ou cuecas, pode ser que você prefira peças grossas, absorventes, durante algum tempo. Mas elas dão quase a mesma sensação de fralda, por isso talvez tenha mais êxito se logo mudar para roupas de baixo comuns.
E tudo vira rotina

Pergunte, de vez em quando, se seu filho quer usar o peniquinho. E não o faça se sentar, a menos que tenha dito sim; caso contrário, ele não fará a conexão sozinho. Às vezes, ele pode dizer não e, dois minutos depois, perceber que está com vontade de fazer xixi, o que é melhor do que esperar que você lhe diga. Acidentes são inevitáveis, mas serão poucos, se seu filho estiver preparado para se controlar. Lembre-se sempre de elogiar os esforços e as tentativas corretas e, quando ele falhar, mostre novamente a ele, com delicadeza, para que serve o peniquinho. Troque-o e não faça estardalhaço. Uma reação negativa pode deixá-lo ressentido e sem vontade de tentar de novo.
Por último, vale lembrar que cada criança se desenvolve num ritmo diferente e deve ser treinada no tempo dela. O segredo é ter paciência.

Nenhum comentário: