02/04/2010

Criança adora ficar sem roupa

Você veste seu filho e, em minutos, ele tira toda a roupa? Existem várias razões para isso acontecer. Pode ser calor, pois às vezes os pais agasalham demais a criança, o tecido da roupa está arranhando a pele ou dificultando o movimento da criança. "O motivo mais comum é a criança querer conhecer o próprio corpo e exercer poder sobre ele", explica o pediatra Eric Yehuda Schussel, da Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir de 1 ano, a criança começa a ter consciência de que é um indivíduo independente. "Uma das formas de ela manifestar essa percepção é mostrar que pode fazer coisas sozinha. Como as roupas estão à mão, sobra para elas", acrescenta Luciana Altenfelder, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital da Criança, em São Paulo. Por isso, não estranhe a carinha de provocação que pode acompanhar o strip-tease. "Esse é um dos primeiros impulsos de independência explícita", explica Luciana.

Tem hora e lugar

Apesar do trabalho que dá recolocar as roupas no seu filho, tenha paciência e, sempre que possível, deixe que ele se manifeste. No entanto, ele precisa saber que não dá para tirar a roupa em qualquer hora e lugar. "Os pais devem passar essa mensagem com cuidado, para que a criança não faça associações erradas: ficar sem roupa não é algo vergonhoso, pode ser apenas impróprio, dependendo da ocasião", esclarece o pediatra Eric. Segundo ele, essa fase passa assim que a criança descobre outros interesses e estímulos.

Valorize a habilidade

Segundo a psicóloga Luciana, o ato de tirar a roupa também é prazeroso para a criança porque ela se sente dominando ações que antes não conseguia realizar, já que suas habilidades motoras estão se desenvolvendo. Como o movimento de puxar e tirar as meias, desgrudar velcros ou desencaixar os sapatos dos pés. "Para incentivar ainda mais o desenvolvimento do seu filho, compre brinquedos que tenham funções semelhantes", sugere Luciana.

Nenhum comentário: